sexta-feira, 29 de junho de 2012

SEMANA DA ORTOGRAFIA


Os alunos representantes da turma 211 (2º ano do Ensino Médio), Augusto Cesar Kappes Sapegienski e Stéfani Cristina Bülow, juntamente com a professora Roseli da Rosa Viana, organizaram a SEMANA DA ORTOGRAFIA, onde foi proporcionado aos educandos das séries iniciais momentos especiais de aprendizagem e troca de conhecimento.
Em forma de agradecimento, a direção ofereceu a eles uma lembrança.

Homenagem as representantes do II FECEC


Esta semana as alunas que representaram a Escola no               II FECEC receberam uma singela homenagem. Bem como, neste momento receberam as medalhas de participação.
É um orgulho para a Escola ter sido representada por vocês, com tanto carinho e dedicação.




Atenção Atletas JERGS

   

          Atenção atletas dos JERGS:
       Ainda não há data definida para a realização da Fase Regional, pois não houve acerto no transporte.
     Mantenham-se conectados no blog: em breve novas informações!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Convite Palestra COMAD



     O Conselho Municipal Antidrogas - COMAD Crissiumal convida os Pais para uma Palestra sobre Prevenção ao Uso de Drogas na Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo.
     Será dia 27 de junho - Quarta-feira, com início as 19h  e 30 min.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

II FECEC




Representantes da Escola no II FECEC:

Carol Lippert Ody

Eduarda Júlia Sott Langner

Eduarda Kappes

Gabriela Machado da Silva

Gabriela Simon

Gabriele Gollmann

Letícia Böck 

Nicoli Siminato Hackenhar

Nossa Escola se orgulha muito pelas belíssimas apresentações, realizadas de coração por vocês... Foi pura emoção!
E, ano que vem tem mais... Lembrem-se que:
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos."

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Alunos da Escola participam de Festival com Gemp Escola e Cia. de Dança

Alunos do GEMP, com seu diretor e coreógrafo Leandro, juntamente com a direção da Escola.

O Gemp Escola e Cia. de Dança, de Crissiumal, no Noroeste do Estado, parte no próximo dia 26 para a Turquia, onde participará do 3 Internacional Festival Büyükçekmece Culture & Art Festival e do 7 International Kücükcekmece Municipality Lake Festival. O roteiro, além das duas sedes das atividades, inclui cidades da região de Istambul. Os eventos são promovidos pelo Conselho Internacional das Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, uma organização não governamental reconhecida pela Unesco.

Serão 18 dias de turnê. O grupo participará com 16 bailarinos, cinco músicos, um intérprete e dois diretores. Estão programadas seis apresentações, abrangendo o folclore gaúcho, da Amazônia e do Pará, bem como os carnavais do Rio e de Pernambuco e a cultura do cangaço.

O retorno da Turquia está previsto para 17 de julho.


A realização dos seus sonhos nos alegra muito, nos orgulha muito... pois vocês fazem parte da nossa Família... da Família ROCHA POMBO!
Desejamos a vocês SUCESSO!!!



FINAL II FECEC

É hoje a grande final do II FECEC!
     Vamos lá Família ROCHA POMBO torcer para nossas representantes:

Carol Lippert Ody
Eduarda Júlia Sott Langner
Gabriela Machado da Silva
Gabriele Schuster Gollmann
Letícia Böck
Nicoli Simionato Hackenhar

A partir das 19h no Salão Católico.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Aluno Destaque 1º trimestre 2012


"Existem pessoas que realmente se destacam
de alguma forma em tudo o que buscam.
Você é uma delas.
Parabéns e muito sucesso!"


Turno: Manhã





Turma 61: Isamara Sabrina Guth Von Mülher
Turma 62: Débora Aline Bueno
Turma 71: Tais Regina Branco Rauber
Turma 81: Ana Vitória de Rosso Pohl
Turma 112: Amanda Schons Schneider
Turma 211: Cristiane Eliuza Hauschil
Turma 212: Joice Diele Gallas Zorzo
Turma 311: Barbara Camila de Lima Dienstmann



Turno: Tarde
 Turma 63: Eduardo Fernandes dos Santos
Turma 72: Émerson Bervian Klunk
Turma 81: Matheus Luis Gabriel Hoffmeister
Turma 113: Kelen Alessandra de Souza Griesang
Turma 312: Ivete Buchner Moreira Luft




Turno: Noite

Turma 313: Aline Schneider




segunda-feira, 18 de junho de 2012

Escola participa de Concurso


     


     Os alunos formandos do Ensino Médio (Turma 312), da E.E.E.M. Rocha Pombo, juntamente com a professora Roseli da Rosa Vianna, na disciplina de Língua Portuguesa estão participando do concurso PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2012, realizado pela Câmara dos Deputados, sendo esse programa uma oportunidade para quem sabe o que quer e tem muito a dizer, e tem como objetivo possibilitar a estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, além de propiciar aos jovens a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a representação política.
         Os jovens participantes do concurso, a nível nacional, devem criar um projeto de lei e versar sobre temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo; sendo que a turma 312 optou por um Projeto sobre reciclagem e reutilização de garrafas PET.
Primeiramente, vários textos foram lidos, analisados e interpretados em sala da aula, referente ao assunto, também foi realizada uma visita à Câmara Municipal de Vereadores melhor entendimento de como elaborar um projeto de lei. Após essas ações, os alunos viram que a reciclagem e reutilização de garrafas PET podem diminuir a produção de lixo e contribuir para que o Brasil adquira uma consciência ambiental, pois necessitamos de estratégias inovadoras para evitar que o planeta se transforme em um lixão e esse projeto de lei da Turma 312 é uma tentativa de conscientização e transformação do meio ambiente e da maneira de pensar e agir da sociedade.
Nesse concurso, PARLAMENTO JOVEM 2012, serão selecionados 78 estudantes de todo o Brasil por mérito dos projetos de lei elaborados, sendo que o processo seletivo ocorre em duas etapas: estadual (com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – Consed) e nacional, onde servidores da área Legislativa da Casa realizarão a seleção final. Os estudantes selecionados irão a Brasília participar da Semana da Jornada Parlamentar.

II FECEC





  • Valeu meninas que representaram a nossa querida Escola no II FECEC!!! Vocês nos orgulharam muito!
    Também nosso Muito Obrigado de coração a torcida maravilhosa que esteve presente.
    E na próxima sexta-feira, dia 22/06, a partir das 19h,  a grande final... 
    Nossa torcida desde já pras nossas representantes:
    Carol Lippert Ody, Eduarda Júlia Sott Langner, Gabriela Machado da Silva, Gabriele Gollmann, Letícia Böck e Nicoli Simionato Hackenhar.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Escola Rocha Pombo comemora o Dia da Língua Portuguesa


    

    Estamos em festa. A Língua Portuguesa está sendo celebrada e o dia 10 de junho foi escolhido para comemorar esse dia especial, por ser a data de falecimento de Luiz Vaz de Camões, um dos maiores poetas portugueses.
    Para participar dessas comemorações a E.E.E.M. Rocha Pombo      ofereceu aos seus educandos momentos especiais de aprendizagem e troca de conhecimento, onde os alunos representantes da turma 211 (2º ano do Ensino Médio), Augusto Cesar Kappes Sapegienski e Stéfani Cristina Bülow, juntamente com a professora Roseli da Rosa Viana, organizaram a SEMANA DA ORTOGRAFIA.
Seu principal objetivo é fazer com que o aluno compreenda que a grafia correta melhora a qualidade da expressão escrita e consequentemente aumenta a capacidade de leitura, para tanto, no dia 11 de junho foi realizado na escola o lançamento dessa semana especial com apresentação dos objetivos e das estratégias da mesma. No decorrer da semana serão realizadas oficinas com os alunos das séries iniciais com o intuito de ajudá-los a superar as dificuldades encontradas no estudo da ortografia, onde seu desenvolvimento constitui um dos principais desafios para os educadores, pois para se conseguir o uso adequado da mesma é preciso que os alunos sintam o desejo e o interesse de se comunicar.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE: PRESERVAR OU DEIXAR SER DESTRUIDO


TEXTO ELABORADO NO DIA DO MEIO AMBIENTE EM 05-06, BASEADO NO TEXTO PUBLICADO NO JORNAL CORREIO DO POVO, MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA.

MEIO AMBIENTE: PRESERVAR OU DEIXAR SER DESTRUIDO

     Estamos vivendo em um mundo onde poucos se preocupam em cuidar do ambiente onde vivemos.
     Vejo que isso está errado, pois quando uma pessoa deixar de cuidar do nosso Planeta, estará prejudicando a todos nós. Sentimos que nosso ambiente está se afundando cada vez mais, é só pensar um pouco no lixo que vemos espalhado na rua, no desmatamento desenfreado e nas queimadas, onde a fumaça está ajudando a destruir a camada de ozônio. Percebemos que o Planeta está cada vez mais quente, as estiagens estão se prolongando, os agricultores já não têm quase água para os animais e para seu próprio consumo. Com isso, os animais e as plantas começam a morrer, e com tantos problemas, ainda as pessoas não se dão conta que temos que preservar o que ainda nos resta da Natureza.
      Na cidade, as pessoas deveriam se preocupar mais com a poluição que eles vêm ocasionando. Por exemplo, deixar o carro na garagem e sair a pé ou de bicicleta, só assim evitariam a queima de combustível que libera gás carbônico em grande escala para a atmosfera, causando danos enormes para a natureza.
     No entanto, se as pessoas não assumirem o seu papel de bom cidadão, ajudando a preservar o ambiente, no futuro a destruição é certa, pois a nossa saúde já esta fragilizada. Já está mais do que na hora de as pessoas mudarem seus hábitos e aprenderem a cuidar e dar valor para nosso Planeta, para que não nos deparemos com mais tragédias decorrentes das variações climáticas que vêm acontecendo.
    Faça a sua parte, pois o nosso Planeta pede socorro.


Aluno: Anderson Beschorner
Turma: 113
Disc: Biologia
Profe: Elizandra Goettems

Aniversário da Escola

No dia 07 de julho, nossa Escola comemorou 73 anos de bela história. 
Para iniciar, uma bela mensagem de Paulo Freire, A Escola.
Em seguida, apresentações dos aluno. Este ano foi lançado o desafio para que cada turma produzisse uma paródia para homenagear a Escola. 
Abaixo o vídeo das apresentações.


No final, foi realizada em conjunto a leitura da Oração pela Escola.

Em breve, estaremos postando as letras das paródias.

Poemas Turma 51

Alguns dos poemas produzidos na turma 51, sob orientação da professora Elizandra Goettems, referente ao aniversário da Escola (07/06).

Minha Escola
Juliana Dessoy

Minha escola é
Bonita feito um
Laço de fita.

Minha escola é muito
Elegante, feito
Uma estrela brilhante.

Minha escola é
Bondosa feito
Uma rosa.

Minha escola tem
Inclusão e amor
No coração.

Minha escola tem
Muita serenidade
Por isso que dura toda essa idade.

Minha escola é
Muito carinhosa
Feito uma flor bondosa.

Minha escola
Tem disciplinados
Os alunos são educados.

Minha escola tem
Muita educação
E ensina com
Muita reflexão.

Minha escola
Tem muita união
Formando mentes e corações.

Escola Rocha Pombo
Diana Class

A Escola Rocha Pombo
É o lugar onde estudo
Aprendo a ser cidadão
Com muito orgulho.

Aqui comecei aos cinco anos
Planejar o meu futuro
Com o passar dos anos estou crescendo
E aqui ainda estudo.

Aos professores que já tive
Fica o meu agradecimento
Se hoje sou educada
É porque fui estimulada.

E no dia sete de junho
O seu aniversário
Que a diretora comemora
Junto com os funcionários
Desejando um feliz aniversário.

Minha Escola faz inclusão
Desde muito tempo
Incluindo os alunos
E integrando os conhecimentos.

As festas da minha escola
É sempre um arraso
Todos dançam, cantam e pulam
Comemorando o aniversário.

A Escola Rocha Pombo
Mora no meu coração
Porque aqui comecei
E espero a formação.

Daqui vou sair
Direto para a faculdade
Deste momento especial
Vou lembrar com saudade.

Festa Junina da Escola

A semana do dia 28 de maio a 01 de junho foi de muito trabalho e alegria em nossa Escola! Muita preparação para a nossa Festa Junina!
Confira a preparação e a Festa:


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Enem será a única forma de ingresso na Uergs em 2013




A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) definiu que a única forma de ingresso na instituição em 2013 será pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, os candidatos que desejarem estudar na universidade, deverão realizar a prova do Enem 2012. As inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira (28) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho, exclusivamente pela internet. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35 e deverá ser paga via boleto até 20 de junho, no Banco do Brasil. 
A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o Ensino Médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar de Educação Básica ou ao participante que se declarar membro de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 
Atenção, as inscrições vão de 28 de maio a 15 de junho de 2012. Exclusivamente pelo site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao
Inscrições iniciam na segunda, dia 28/05, pela internet. Site da Universidade: www.uergs.edu.br

Texto: Luciene Machado
Edição: Redação Secom (51)3210-430